segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pobres cavalos!!!

Eu nunca fui muito fã de cavalos. Ainda que quando pequena acreditei naquela história do principe de cavalo branco. Mas na verdade o que importava mesmo era o principe. O cavalo podia ser substituido por um carrinho de rolimã. Não faria a menor diferença!!!!
No entanto: Coitadinhos dos cavalos!!!!!!!
A verdade é que, a salvo os filmes da sessão da tarde que aki ou acolá mostram uma adolescente que ama seu cavalo, o resto é só dureza.
Para o cavalo a vida não é nada fácil.
Todos os filmes de época que você e eu conhecemos existe pelo menos um cavalo. E este um cavalo, sofre e não é pouco.

Cavalos que vão para a guerra, que correm pra salvar mocinhas, que desputam corridas importantes. Cavalos que saltam, passam rios, são acertados com flechas ou (lembrando história sem fim)são sugados por uma grande areia movediça.

Meu Deus! Será que só eu na sala fico triste quando o cavalo de Alexandre o Grande morre. Parece brincadeira, mas não é.

Eu não sei quando foi, mas há muito tempo atras, tratavam os bichos de uma forma tão errada, como se não sentissem frio, ficassem cansados ou com fome.

Arrumaram uma maneira de amordaçar suas bocas, colocarem uma cela pesada e puxa-los para onde se quisesse ir. Se tivesse de correr, correria.
Alguém consegue olhar hoje um animal como esse sem enxergar um humano em cima?
Jegues não nasceram para levar coisas de um lugar para outro, camelos não são motocicletas do deserto e cavalos não são meios de transporte. Tudo bem que muitas pessoas tem a necessidade desses animais para seu sustento. Mas onde foi parar a dignidade? Só porque não há ninguém para defende-los não quer dizer que se possa tudo e nem que você esteja certo fazendo isso.

E as vaquejadas? os rodeios e toda essa brincadeira sádica?
Para quê machucar os animais? Que riso é esse que une tantas pessoas do Brasil? Será que tantos risos abafam um único sofrimento?
As pessoas falam em máquinas, mas desde muito tempo querem que tudo gire em torno de seus umbigos.
Dominaram terras que não eram delas, rios e até planetas estão explorando. Mas sempre achei que domar um ser vivo. Era demais. É demais. E eu nunca vou me conformar. Não preciso gostar de cavalos. Mais odiaria que alguem colocasse uma corda em mim e me obrigasse a ir em lugares dos quais não faço parte.


Eu não faço mal aos homens, também não faço mal aos animais. Aos meus olhos todos nós sentimos dor.
Deve ser por isso que não gosto de expoacre... Rodeio e vaquejada é o cumulo da ignorância.

2 comentários:

Maze Oliver disse...

É na verdade muitos seres humanos são desumanos! Os homens sempre usaram os animais para seus prazeres bestiais. Quando acham pouco usam os homens também!
Nos resta identificar os seres humanos de verdade, porque alguns seguem disfarçados, e com esses verdadeiros dividir as nossas vidas. É ainda existem pessoas legais no mundo! Poucas é verdade, mais existem! Ainda bem!

Luiz Korsakoff disse...

Há tanta coisa que deveria ser mudada... Animais não são bolsas, sapatos, casacos ou objetos de tortura medieval (lagostas sendo enfiadas vivas em uma panela de água fervente é algo que incomoda), mas há de se ver a necessidade que os próprios humanos têm, é lógico que tudo dentro do seu limite.

Bom blog!

Boa semana
=)